sexta-feira, 14 de maio de 2010

Biografia do poeta cabo-friense Cardoso da Fonseca

Cardoso da Fonseca nasceu no Bairro Fonseca (vulgo Porto do Carro) em Cabo Frio, a 20 de maio de 1919. Filho de Antônio Luís da Fonseca e Rosalina Cardoso da Fonseca. Seu pai foi proprietário da Olaria Fonseca e fundador do bairro nomeado Fonseca em sua homenagem.

Cardoso da Fonseca publicou seu primeiro livro de poesias aos 20 anos: “Cantando na Mocidade”. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1951. O poeta, ao advogar, gostava de defender gratuitamente os fracos e oprimidos. Devido a estes seus ideais de justiça social, publicou em 1961 o livro: “Cantos Revolucionários” que narra em poesias toda a luta da militância estudantil contrária à ditadura militar.

Cardoso da Fonseca foi um grande incentivador da cultura em Cabo Frio: apoiava inúmeros poetas e escritores fazendo a revisão de seus livros para que publicassem.

Ele foi membro fundador da Academia Cabo-friense de Letras. Coroando seu merecido valor ganhou o 1º lugar na categoria poesia no Prêmio Teixeira e Souza de Literatura em 2003, quando Cabo Frio completou 500 anos! Neste mesmo ano, publicou o livro “Estrofes”.

Durante toda a sua existência, sempre viveu a cantar em poesia os encantos de Cabo Frio, cidade que amou até a sua morte em 2007. A família, sabendo da existência de um livro seu que não pôde ser publicado em vida, publicou-o em 19/09/09. Este último trabalho chama-se: “Canto Azul de Amor, de Mar e de Sol à Cultura, ao Turismo e à Ecologia da Região dos Lagos e Litoral do Norte Fluminense, em Noite de Luar”. Este livro, como nos diz o título, exalta em versos as belezas, a cultura e as personalidades de relevo de 16 cidades fluminenses, em especial a sua querida Cabo Frio.

Para que a figura bondosa e carismática do poeta Cardoso da Fonseca nunca seja esquecida pelo povo cabo-friense, a família inaugurou um monumento em sua homenagem de autoria da escultora Cristina Ventura no Parque Ecológico Dormitório das Garças, que encontra-se aberto à visitação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário